quinta-feira, 23 de maio de 2013

Senhor do Bonfim - Conheça esta cidade do sertão!


História
A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral.
Estabeleceu-se no território do atual Município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região. Na mesma época, dentro da estratégia de catequese das populações indígenas, foi criado o arraial da Missão do Sahy a partir de 1697, dirigido pela Ordem dos Frades Menores ou Ordem dos Padres Franciscanos.Em 1720, o arraial do Sahy passou à categoria de Vila.
Em 1750, o núcleo contava com várias edificações e com população estabelecida, recebendo a denominação de arraial de Senhor do Bonfim da Tapera,onde a economia era baseado na criação de gado.
A Vila foi elevada à categoria de Cidade, pela Lei Provincial nº 2.499 de 28 de maio de 1885,em 7 de janeiro de 1887, foi criado o Município, com a mesma denominação, a qual foi alterada somente em 1943,passando a chamar-se Senhor do Bonfim.
Economia
O sertão baiano foi basicamente ocupado por criadores de gado,e ate hoje a economia do municipio de Senhor do Bonfim se baseia na pecuaria,com relativa importancia da agricultura e extração mineral.Na pecuaria se destaca os rebanhos de bovinos e caprinos,na agricultura o cultivo de mandioca,feijão,mamona e milhos e no setor mineral a extração de cobre,manganês e volfrâmio.


Localização:


Dados:
Área: 816,697 km²
População: 74.431 hab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário